Uruta (PDT) e o vice Bebete (PT): candidatos da base aliada da presidente Dilma e do ex-presidente Lula |
“Esse modelo de escola é muito interessante e marcou de forma brilhante a gestão educacional no governo de Leonel Brizola, no Rio de Janeiro. Nós estamos disposto a adotá-lo, sim, em nosso governo, a partir do ano que vem”, disse Uruta.
OS CIEPs
Os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), popularmente apelidados de “Brizolões”, foram um projeto educacional de autoria do antropólogo Darcy Ribeiro que, pessoalmente, o considerava "uma revolução na educação pública do País".
Implantado inicialmente no estado do Rio de Janeiro, ao longo dos dois governos de Leonel Brizola (1983-1987 e 1991-1994), tinha como objetivo oferecer ensino público de qualidade, em período integral, aos alunos da rede estadual.
O horário das aulas estendia-se das 8 às 17 horas, oferecendo, além do currículo regular, atividades culturais, estudos dirigidos e educação física. Os CIEPs forneciam refeições completas a seus alunos, além de atendimento médico e odontológico.
O projeto objetivava, adicionalmente, tirar crianças carentes das ruas, oferecendo-lhes os chamados "pais sociais", funcionários públicos que, residentes nos CIEPs, cuidavam de crianças também ali residentes.
O projeto arquitetônico dos edifícios é da autoria de Oscar Niemeyer, tendo sido erguidas mais de 500 unidades. Uma de suas características é a utilização de peças pré-moldadas de concreto, barateando a sua construção.
As escolas são constituídas por três estruturas: 1. o edifício principal, erguendo-se em três pavimentos, abrigando as salas de aula, centro médico, cozinha, refeitório, banheiros, áreas de apoio e recreação; 2. o ginásio esportivo, que também pode receber atividades artísticas e culturais; 3. o edifício da biblioteca e dos dormitórios. No segundo governo de Leonel Brizola, alguns CIEPs passaram a contar com piscinas.
“Vamos discutir a proposta com educadores do Município. A direção nacional do PDT vem estimulando os candidatos do partido a incluir em suas propostas de governo a construção dos CIEPs. Em princípio, enxergamos com bons olhos. O modelo de educação integral proposto é interessante. Não se trata de um simples depósito de crianças, como outros modelos de escola integral que nunca deram certo neste País, mas, como bem frisa a orientação do partido, uma escola inovadora, democrática, participativa, em que o aluno sinta satisfação em adquirir e dominar o conhecimento”, acrescentou Uruta.
Segundo o candidato a prefeito, a ideia inicial é pensar na construção de dois CIEPs – um no distrito de Posto da Mata e outro na Sede do Município.
Segundo o candidato a prefeito, a ideia inicial é pensar na construção de dois CIEPs – um no distrito de Posto da Mata e outro na Sede do Município.
ORIENTAÇÕES DO PDT NACIONAL PARA OS CIEPs
Modelo de CIEP implantado no Rio de Janeiro no governo do fundador do PDT, Leonel Brizola |
Uma ESCOLA DEMOCRÁTICA – rompe com o isolamento da escola – escola promotora de efetiva participação social das camadas mais pobres.
A CULTURA como fator de integração – a escola se integra à comunidade contribuindo para a educação coletiva – atividades culturais possibilitam um reencontro com o prazer de aprender.
ALFABETIZAÇÃO: desafio em três frentes – atendimento inédito aos alunos em fase inicial de alfabetização e aos alunos da 5ª série em caráter experimental – nova dinâmica pedagógica que parte da ideia básica que o estudo da língua é o elo integrador desde as séries iniciais até a última do Ensino Fundamental.
Uma INOVAÇÃO PEDAGÓGICA – orientada pela pesquisa e materiais pedagógicos adequados são atendidos com intensidade alunos e professores das classes de alfabetização que são distribuídos em turmas de novos, repetentes (máximo de 25 alunos) e renitentes (máximo de 20 alunos) que se desdobram em grupos de 10 alunos para atividades de reforço previstas na rotina do trabalho escolar.
Como medidas práticas para a construção dos CIEPs, recomenda-se:
a) ao assumir o governo, fazer um diagnóstico da situação dos prédios escolares e promover a reforma daqueles mais precários, para que acomodem refeitório, sala para biblioteca e pátio coberto;
b) Investir (recursos destinados pelo governo) na merenda escolar e garantir fornecimento de alimentação adequada;
c) verificar as condições de transporte para facilitar o acesso das crianças.
A CULTURA como fator de integração – a escola se integra à comunidade contribuindo para a educação coletiva – atividades culturais possibilitam um reencontro com o prazer de aprender.
ALFABETIZAÇÃO: desafio em três frentes – atendimento inédito aos alunos em fase inicial de alfabetização e aos alunos da 5ª série em caráter experimental – nova dinâmica pedagógica que parte da ideia básica que o estudo da língua é o elo integrador desde as séries iniciais até a última do Ensino Fundamental.
Uma INOVAÇÃO PEDAGÓGICA – orientada pela pesquisa e materiais pedagógicos adequados são atendidos com intensidade alunos e professores das classes de alfabetização que são distribuídos em turmas de novos, repetentes (máximo de 25 alunos) e renitentes (máximo de 20 alunos) que se desdobram em grupos de 10 alunos para atividades de reforço previstas na rotina do trabalho escolar.
Como medidas práticas para a construção dos CIEPs, recomenda-se:
a) ao assumir o governo, fazer um diagnóstico da situação dos prédios escolares e promover a reforma daqueles mais precários, para que acomodem refeitório, sala para biblioteca e pátio coberto;
b) Investir (recursos destinados pelo governo) na merenda escolar e garantir fornecimento de alimentação adequada;
c) verificar as condições de transporte para facilitar o acesso das crianças.
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